Reduzir custos de frete, entrega no menor tempo possível e com retorno financeiro significativo para a empresa estão entre os principais desafios da rede de varejo.
A busca pela eficiência operacional sempre foi uma obsessão para os executivos de varejo sendo apenas intensificada com todas as intercorrências e desafios do período de pandemia. Com a retomada do segmento como um todo – dados do IBGE indicam resultados positivos do comércio varejista brasileira, com alta de 6,7% no primeiro semestre de 2021 – muitos varejistas voltaram a investir em projetos para perseguir este objetivo.
Diante desta perspectiva um dos principais temas que sempre esteve na ordem do dia no segmento varejista é o aprimoramento da cadeia de suprimentos de forma a atender um cliente cada vez mais digital que busca alternativas de canais, modalidades de entrega e preço competitivo. Adicionalmente, um cenário inflacionários e de despesas crescentes, também impuseram um aumento dos custos logísticos aumentando assim ainda mais a complexidade no supply chain.
Ciente deste desafio, nós da Advision Consulting fomos convidados por uma rede de supermercados a apresentar soluções de otimização para todas as etapas referentes à operação de distribuição (CD para as lojas), priorizando as oportunidades que trouxessem resultados financeiros relevantes, com redução de custos e aumento do faturamento.
As soluções propostas proporcionarão uma economia de até 30% com implantação em até 6 meses. |
O projeto, que foi executado em apenas 8 semanas e percorreu 3 etapas, permitiu a identificação de oportunidades muito relevantes para o cliente a partir do conhecimento dos nossos especialistas e da apresentação de melhores práticas de mercado. Todas estas oportunidades foram então consolidadas em 19 iniciativas específicas a serem executadas em um calendário estabelecido em parceria com as áreas de negócio.
Dentre as soluções apresentadas, são de especial destaque:
- Ajuste da grade horária de abastecimento (FLV, secos e perecíveis), otimizando a distribuição das viagens;
- Redução e ajuste da frota à demanda, com índice mínimo de viagens por caminhão;
- Centralização da programação de transportes (pedidos/demanda);
- Estabelecimento de política e gestão da ocupação da frota.
“Estas iniciativas em particular foram priorizadas e representam, após a implantação, uma economia de até 30% no custo anual de distribuição. São soluções que podem ser implantadas em cerca de 6 meses e se pagam em menos de 1 ano e meio.”, afirmou Carlos Marins Rodrigues, da Advision Consulting.
Esse projeto representa um incremento de 1.5 pontos percentuais no resultado final da operação deste varejista.
“Os resultados mostram que uma abordagem pragmática que leva em consideração a realidade de operação de cada cliente é possível agregar valor rapidamente”, conclui Carlos Marins Rodrigues, da Advision Consulting.